Setênios, um estudo que pode ajudar a entender qual direção seguir na vida

O estudo dos Setênios é baseado na Astrologia Egípcia e Numerologia trazida para nosso conhecimento pela escritora e professora Cristina Cairo.

Essa é mais uma valiosa ferramenta de autoconhecimento e que dá um Norte, nos casos em que existem elementos da vida bloqueados que podem se estender por longos períodos.

 

 

Setênios vem do número 7. Vemos na natureza várias referências ao 7 como as 7 cores do arco iris, as 7 glândulas endócrinas ligadas aos 7 chakras principais, 7 dias da semana, entre outras.

Os Setênios são como sinais que o universo nos dá e que mudam a cada 7 anos para conseguirmos trilhar um caminho próspero e abundante de experiências na vida, com aprendizado e situações que contribuem com o amadurecimento.

Outra referência do estudo vem do Planeta Saturno que faz aspectos com nosso Saturno Natal (quadraturas e oposições) aproximadamente a cada 7 anos, até ocorrer seu retorno (conjunção) aos 28 anos de idade aproximadamente, um dos períodos de maior importância na nossa vida.  Esses intervalos não são exatos e os efeitos começam a ser sentidos sempre um ano antes da passagem para o próximo Setênio.

Quando estamos alinhados com o universo, os processos fluem naturalmente e passamos por cada um de forma tranquila, porém quando existem bloqueios fortes de comportamentos e sentimentos, algumas etapas não são cumpridas e aí vem a estagnação.

Muitas vezes sessões de terapia são necessárias para tomar conhecimento do seu Setênio e se algo foi “deixado para trás” trazendo consciência do caminho a trilhar e entender por que o universo te “pede” certas coisas a fazer.

Mais informações sobre o assunto está no livro: A Cura pela meditação – E as mensagens dos Setênios para a Longevidade da Cristina Cairo.

 

Conheça alguns períodos importantes:

 

1º – até 14 anos: Nos primeiros anos as crianças estão vivendo as emoções dos pais e é dever deles ensinar o que são cada emoção que ela está vivendo, elas devem ser nomeadas. A criança precisa ser informada, acolhida e identificada para si mesmo. Os setênios que se seguem dependem muito desses primeiros anos serem bem trabalhados.

2º – dos 13 aos 20 anos: Setênio do social. Conhece as emoções na rua e aprende como lidar com a emoção do outro. Quando o setênio anterior foi bem conduzido, a criança consegue perceber a dor do outro, entender a dor alheia para já estar cheia de benevolência. Se não foi acolhida ela não sabe lidar com as próprias emoções e não vai conseguir se projetar nas emoções dos outros

3º – dos 21 aos 27 anos: Já está na época de sair da casa dos pais, buscar seu EU, buscar espiritualidade, sua identidade e individualidade espiritual.  É um setênio muito importante de ser concluído para chegar ao próximo setênio.

4º – dos 28 aos 34 anos: Está vivendo o retorno do planeta Saturno, que representa a estruturação da vida material humana, é quando realmente tudo deve se estabelecer, criar uma estrutura de base, como se casar, separar, ter filhos, mudar de cidade, fazer uma cirurgia importante ou entrar na faculdade. Esse momento é de economizar e refletir, se estruturar na vida, melhor não gastar dinheiro à toa.

5º – dos 35 aos 41 anos: É um momento de trabalhar bastante, ter independência financeira, administrar seu próprio dinheiro, guardar e saber usar esse dinheiro. Se não trabalha em nada, nem em casa (pois o trabalho do dia a dia também é trabalho), busque a carreira verdadeira e quais suas habilidades para ganhar dinheiro.

6º – dos 42 aos 48 anos: Momento de estar no lar e gastar boa parte do dinheiro com a família. Investir na família de sangue ou coração com o dinheiro que economizou no setênio anterior. Pode ser uma família de consideração.

7º – dos 49 aos 55 anos: Fazer alguma mudança radical em relação ao trabalho/carreira/ empresa. Sair da zona de conforto e aceitar as mudanças que o universo pode estar te forçando a fazer.

8º – dos 56 aos 62 anos: É um período para transmitir conhecimento espiritual, de autoconhecimento e motivação para grupos. Palestrar mesmo que seja para um número pequeno de pessoas, mas é importante se expor e transmitir conhecimento sobre esses assuntos.

9º – dos 63 aos 69 anos: Nesse período, devemos escutar a família, amigos, ser como um psicólogo. Fazer caridade, visitas a asilos, orfanato.

10º dos 70 aos 76 anos: A pessoa tem que sair da confusão da família, das baladas, do social.  Aqui vai se fechar e fazer um balanço interno. Mergulho fora do social.

11º dos 77 aos 83 anos: Depois de ficar um tempo mais introspectivo, nesse setênio deve voltar para o social. Pode ir em festas e reuniões com o intuito de passar todo o conhecimento que acumulou na vida para o máximo de pessoas possíveis.

12º dos 84 aos 91anos: A pessoa tem que juntar a família e amigos para fazer festa, trazer pessoas para alegrá-las. É festeiro.

Abraços

Paula