Astrologia como ferramenta de autoconhecimento

Astrologia vai muito além do signo Solar e Ascendente, ela está entre as ferramentas que auxiliam no processo de autoconhecimento e é uma das que mais causa um impacto inicial. Isso se dá porque ela revela uma vida de padrões, comportamentos e atitudes muitas vezes incompreendidos, por não estarem no nível consciente da mente. Mostra etapas vividas que são pontuadas no Mapa Natal e que aconteceriam de uma forma ou outra, dependendo do nível de consciência que a pessoa está vivendo.

A astrologia é tão eficiente, que, depois de compreender os processos já vividos no Mapa Natal e interiorizá-los como experiência na sua bagagem, basta acompanhar o posicionamento, os aspectos e influências dos astros no céu para ver claramente como está sua vibração no momento e diante disso ver as tendências do que está por vir e como fazer a melhor escolha diante de novos desafios. Acompanhando o movimento dos astros, uma nova chance se abre para ajudar nas suas escolhas e comportamentos.

A astrologia mostra tendências baseando-se no nível de consciência e vibração atual, isso quer dizer que cada indivíduo cria seu próprio caminho, nada está determinado pois a realidade se alterna a cada escolha e mudança de paradigma.

Não existe um superdeterminismo na astrologia e não devemos nos conformar com uma tendência que um signo solar aponta, mas através do autoconhecimento, estudo e foco, mover essas tendências para um nível mais elevado, com resultados positivos.

O Mapa Natal é o Mapa da Psiquê

O médico suíço e criador da Psicologia Analítica, Carl Gustav Jung, interessou-se pela astrologia, especialmente nas últimas etapas da sua carreira. Jung afirma que a individualidade é inata e não adquirida durante a vida, como afirma a Teoria Psicanalítica Freudiana, justamente como na Astrologia, que nos ajuda a descobrir nossa natureza inata.

A astrologia aponta para traços do carácter que ainda não se tornaram conscientes e com sua ajuda se pode se chegar a um maior entendimento da verdadeira natureza. Esse seria o processo de Individuação, proposto por Jung e é a principal base de todo seu trabalho: o encontro com o verdadeiro “Eu”.

O conceito de Sincronicidade de Jung também se correlaciona com a astrologia. Acontecimentos que ocorrem em sincronia não têm uma simples relação causal, mas existe uma importante ligação entre eles. “Isto não pode ser uma coincidência!” Essa é uma expressão constante após uma pessoa consultar seu Mapa Natal.

Nada no Universo acontece de forma casual, existe uma ordem e isso inclui a vida de cada indivíduo. Assim como o ritmo dos planetas e estrelas se mantém no céu, a vida também segue um ritmo, porém, individualmente com poder de decisão, uma vez que se assume todas as responsabilidades como seres em processo de individuação.

O que é um Mapa Natal?

O Mapa Natal é uma “foto” do céu no exato momento do nascimento, para isso é necessário saber a data completa, local e horário do nascimento. Esses dados são aplicados em um programa que vai gerar a imagem do mapa e algumas informações sobre ele.

Existem sites muito bons que dão informações genéricas sobre esse mapa, porém só um Astrólogo pode fazer um mapa personalizado e interpretar enquanto faz perguntas no decorrer da consulta. Esse Astrólogo também pode fazer mapas com foco específico como profissional, relacionamento, Revolução Solar, Sinastria entre outros.

Existem também tipos diferentes de Astrologia como a tradicional, moderna ou védica, que são parecidas em alguns aspectos, porém com diferenças significativas. Se houve interesse nesse tema, convém pesquisar melhor sobre o assunto e escolher a que melhor agrada.

Aqui no blog tem um box da Astromix (a direita da tela no notebook ou no final da página no smartphone) onde é possível fazer uma Consulta Astrológica simples (Personal Horoscope) e gratuita para se familiarizar com o assunto e ter alguns aspectos genéricos. Para um mapa mais completo e outros tipos também existem as opções pagas. A página abre em inglês, porém pode ser usado o tradutor do Google para converter para o Português.

Utilize-se essa ferramenta e consulte-se com um Astrólogo, inicie um processo de autoconhecimento e individuação. A primeira sessão de Linguagem do Corpo também inclui um mapa astrológico básico, como forma de colaboração para o processo Psicanalítico.

Abraços

Paula