O que são as Terapias Holísticas?

Holístico vem do termo “holos” que em grego significa todo ou inteiro. Os diversos tipos de terapias holísticas vão atuar ajudando em todos os aspectos: espiritual, mental, emocional e físico porque um é consequência do outro. E como isso funciona no nosso dia a dia?

A pessoa extremamente materialista, que faz escolhas e age de forma racional em todos as situações e é muito mental no seu dia a dia vai ter como resultado pensamentos negativos e pessimistas pois enxergam apenas o que o mundo físico pode oferecer, isto é, pensamentos que provém de um mundo físico limitado, que uma hora te dá e em outro momento te tira e exige muito além do que as forças humanas podem oferecer.

Maus pensamentos causam maus sentimentos instantaneamente. Tudo isso somatizado vai gerar consequências, ou seja, as doenças físicas e mentais. Sem base espiritual e sem consciência de suas emoções o sistema fica deficiente.

Esse processo é individual, alguns entendem cedo e então tem menos pontos a serem corrigidos e outros carregam por muito tempo esse mesmo comportamento até entenderem que são muito mais do que os cinco sentidos podem oferecer.

As terapias holísticas no Ocidente ainda são consideradas “alternativas”, porém são utilizadas há milênios no Oriente e as que vêm surgindo são baseadas nesses estudos antigos que foram passados de forma empírica durante os séculos. O importante é notar o resultado, a cura acontece na raiz do problema e não apenas remedia os sintomas.

Algumas técnicas e ferramentas terapêuticas e de autoconhecimento, e também tipos de terapias que derivam da Psicologia e Psicanálise com uma abordagem integrativa. Para ficar mais claro, as técnicas e ferramentas terapêuticas podem ser usadas como auxiliadoras em uma terapia mais longa. Normalmente elas utilizam algumas bases da Física Quântica, Pontos de Energia, Frequências Vibracionais e Respiração.

E como saber se está precisando fazer terapia?

A reposta é: se observando e se conhecendo!

Se você parar e analisar pelo menos esses seis pontos a seguir, já vai ter um grande avanço:

– Observe suas reações frente a algum problema, se existem explosões constantes ou se fica deprimido e se isola, ambos os casos causando prejuízos, principalmente com relacionamentos próximos e queridos.

– Perceba se padrões familiares negativos estão se repetindo na sua vida e por mais que tente não consegue mudar.

– Possui dor de cabeça constante e já fez vários exames e nada foi constatado.

– Tem compulsão por alguma coisa: Alimento, trabalho, estudo, sexo ou exercícios físicos.

– Sofreu algum trauma no passado que ainda hoje te perturba e é um impedimento para avançar e realizar seus desejos.

– Ouça as pessoas ao seu redor. Quem te ama vai te dizer coisas que a princípio podem doer, mas será pensando na sua felicidade.

As técnicas que trabalho são: Psicanálise Integrativa com Linguagem do CorpoReprogramação Quântica EmocionalReiki Xamânico Angatu, entre outras.

Abraços

Paula Ferreira

Psicanalista Integrativa

Jornalista / Mtb 32.490