A Psicanálise é um método de tratamento criado pelo médico Sigmund Freud durante os estudos de casos sobre Histeria no século 18. Esse método investiga de forma profunda o inconsciente utilizando basicamente a fala ou associação livre, onde o paciente diz tudo que vem a sua mente livremente. Assim entendemos que todas as respostas estão dentro de cada sujeito, escondias, em algum nível da mente inconsciente.
Conforme a Psicanálise crescia mundialmente, teóricos pós-freudianos de várias partes do mundo foram surgindo, a princípio todos da área médica, mas cada um estudando o modo de acessar o inconsciente que mais lhe parecia efetivo. Assim temos Carl Jung, Jacques Lacan, Melanie Klein, Donald Winnicott, Wilhem Reich entre outros que deixaram suas marcas na história da Teoria Psicanalítica.
Para considerar o tratamento baseado na “Psicanálise tradicional”, por assim dizer, devemos então seguir os métodos propostos a princípio puramente por Freud, embora seu método constantemente se reformulasse conforme seus estudos de casos avançavam, novas descobertas continuavam sendo feitas como se observa nas suas obras lançadas em de 24 volumes, porém a associação livre continua sendo a principal forma de identificar conteúdos inconscientes.
A Psicanálise então é uma forma de terapia, porém não depende de uma receita, de um protocolo fixo, é uma experiência, um processo. O sucesso depende do quanto o paciente se percebe como centro de sua própria vida, desamarrando sua fala do outro e deixando que seu inconsciente se exponha e revele qual é realmente seu desejo.
Existe um esforço do conteúdo do inconsciente de se tornar consciente, porém existe um motivo para ele continuar recalcado e se utiliza de mecanismos de defesa para continuar assim, porém todo conteúdo retorna em algum momento da vida e se manifesta várias formas, entre elas os sintomas físicos.
Algumas pessoas resistem em tornar consciente fatos desagradáveis recalcados, com medo de sofrer ou não saber lidar com o assunto. Dessa forma carregam sintomas durante toda vida, reduzindo a qualidade de vida e deixando de realizar coisas que desejam.
O bom psicanalista tem que ser formado em Psicologia?
Não é necessário ser psicólogo para ser um bom psicanalista. A Psicanálise é um curso livre, onde qualquer profissional formado em qualquer curso superior ou não, pode atuar como psicanalista já que a condição fundamental é a análise pessoal, a experiência ética, pelo estudo teórico constante e supervisão.
Embora tenha nascido da área médica a Psicanálise não é uma parte nem da psiquiatria e nem da psicologia, ela é uma experiência que tem seus próprios pressupostos, sua própria formação e ética.
A psicologia e psicanálise são áreas diferentes, enquanto a primeira estuda a mente humana, com um discurso teórico e se estabeleceu como uma ciência com formação universitária a segunda é uma prática, um método de tratamento, uma forma de investigação do inconsciente que tem a intenção de reverter sintomas.
O psicanalista se autoriza a partir da sua experiência com seu inconsciente, na sua experiência no seu divã.
Abraços
Paula